terça-feira, 4 de junho de 2013

Programa Arca das Letras no Baixio do Muquém

No último sábado, dia 01 de junho de 2013 a equipe da Coordenadoria de Políticas Públicas do Livro e da Leitura da cidade do Crato esteve presente no lançamento da Casa Digital do Baixio do Muquém, espaço público, gratuito de gestão comunitária que tenha a inclusão digital como ferramenta na busca da cidadania para superar as dificuldades de permanecer no meio rural.

A coordenadora estadual do Projeto Arca das Letras, Sandra Bandeira ressaltou que o Ceará vem se destacando a nível nacional com o maior número de bibliotecas implantadas até o momento e as comunidades realizam a gestão voluntária das bibliotecas que em geral são instaladas na residência de um morador. O valor de investimento médio por cada biblioteca é de R$ 5 mil. É uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).


“Não existe tesouro maior para uma comunidade que o tesouro da leitura. E quando a leitura chega à zona rural do Brasil, com o programa Arca das Letras, estamos oferecendo também dignidade para as nossas comunidades rurais”, afirmou o consultor para o Nordeste do Programa Arca das Letras no MDA, Cláudio Gomes.


Foram implantadas 23 Bibliotecas Rurais do Programa Arca das Letras que atenderão os municípios de Crato, Campos Sales e Abaiara. O Programa tem levado a leitura, lazer e cultura às famílias rurais.

O Programa Arca das Letras possui gestão voluntária das bibliotecas que em geral são instaladas na residência de um morador, e para incentivar ainda mais as ações, a Célula de Bibliotecas e Literatura irá monitorar as atividades.

Na oportunidade, a ilustríssima Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto se apresentaram debaixo de uma frondosa e centenária mangueira, fazendo a festa e a 'brincadeira' daquela localidade e dos diversos gestores que por lá estavam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário