sexta-feira, 5 de julho de 2013

Biblioteca Pública Municipal do Crato disponibiliza livros para empréstimo


Em funcionamento desde 1940, a Biblioteca Pública Municipal do Crato encontra-se em processo de modernização com a implantação da catalogação de seus livros no software livre BibLivre. Atualmente, o acervo conta com cerca de treze mil exemplares, entre Literatura geral, Literatura Infantil, livros técnicos, Cordeis, HQs, DVDs, livros em Braille entre outros.

As publicações estarão disponíveis a partir do dia 10 de julho de 2013, e os usuários precisarão preencher um cadastro para ter direito aos empréstimos, além de apresentar documentação solicitada. Cada usuário poderá retirar dois títulos por vez e os volumes poderão ficar nas mãos dos leitores, no máximo, por 15 dias.


Hoje, cerca de 100 pessoas passam, semanalmente, pela Biblioteca Pública Municipal do Crato. Com a atividade de empréstimo do acervo, esse número deve aumentar, mas ainda não há uma expectativa. “Esperamos que haja uma procura maior à biblioteca. É desejo da população do Crato que haja o empréstimo dos livros, é uma reivindicação antiga. Só pudemos atender agora devido ao processo de modernização estar em pleno andamento. O usuário se sente contemplado ao poder levar para a sua casa um livro, e lê-lo da forma que lhe convier: deitado numa rede, debaixo de uma árvore ou antes de dormir. Esperamos que mais pessoas nos procurem para podermos ampliar esse nosso trabalho.”, diz Cícero Gomes, gerente de célula de Bibliotecas e Ações Literárias da Secretaria da Cultura do Crato.



O acervo foi adquirido graças a doações do público geral, incentivo da Secretaria de Cultura e repasses da Biblioteca Nacional.


SERVIÇO:Para realizar o cadastro é necessário:
  • 02 (duas) fotos 3x4
  • Cópia de RG
  • Se for menor de idade, cópia de RG do responsável
  • Cópia de Comprovante de residência
  • Preenchimento de ficha cadastral
  • Taxa anual de R$3,00
Cada usuário pode alugar até dois exemplares por até 15 dias corridos. A multa, por atraso, é de R$0,50 (cinquenta centavos) por cada dia e por cada livro em questão.
NOTA: Os valores acumulados em taxas serão revertidos em benfeitoras para a própria Biblioteca Pública Municipal do Crato, como aquisição de novos livros, manutenção de acervo, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário